“A Crucificação de Santo André” é uma obra feita no período do Barroco por Caravaggio, entre 1609-1610, pouco antes de sua morte.
Santo André foi amarrado na cruz pois tentou converter os gregos ao cristianismo, porém pessoas se juntavam a cruz e ele continuou profetizando a elas. Essas pessoas pediram para libertar Santo André, ao qual foi permitida a liberdade, mas ele implorou a Deus para morrer na cruz assim como Cristo tinha feito. Deus concedeu ao seu desejo.
• Descrição da imagem
A imagem representa Santo André amarrado na cruz, um homem tentando desamarrar as cordas que o seguram e pessoas ao redor observando a cena.
Caravaggio transmite o drama da morte milagrosa de Santo André através dos músculos tensos do homem tentando desatar os nós que o prendem na cruz (mas sendo incapaz de fazê-los) e pela expressão de espanto das pessoas que presenciam a cena.
• Composição / Elementos visuais
Esse quadro foi produzido utilizando a técnica de óleo sobre tela, sendo uma imagem assimétrica e com a presença da linha diagonal, que pode ser percebida na posição em que se encontra a cruz. Caravaggio utilizou a perspectiva de luz e sombra para transmitir um drama espiritual.
A luz é utilizada principalmente nos detalhes, para dar um foco nos elementos principais da pintura. Esse jogo de luz e sombra de Caravaggio chama-se Tenebrismo.
Esta obra possui uma visão bastante realista, uma das características das pinturas de Caravaggio, com um fundo obscuro, quase totalmente negro e sempre retratando temas bíblicos.
• Interpretação da imagem
A imagem transmite às pessoas certo drama. A expressão facial de Santo André, e até mesmo seu corpo, que está com aparência de bastante desgastado, nos passa a sensação de agonia e cansaço por estar nessa situação.
As pessoas que estão embaixo da cruz, presenciando a cena em que o carrasco tenta desamarrar as cordas de santo André, em vão, possuem expressões faciais que nos transmite a sensação de não estarem compreendendo o que está acontecendo, o porque de o homem não conseguir desatar a corda.
Essas pessoas estão ao mesmo tempo esperando que santo André seja solto e também espantadas pela suposta demora.
Essa luz focando em cima do corpo de santo André, tenta chamar atenção para o estado que ele se encontrava após permanecer dois dias preso na cruz, aparentemente com o corpo bastante desgastado e cansado.
Autores: Diego Henrique
Jéssica Fernandes
Tainá Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário