Início

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Tocador de Alaúde.

Imagem, descrição detalhada da obra:
Logo de cara podemos perceber um jovem rapaz de beleza feminóide e sensual. Com a pele bem clara, olhos negros como se estivesse olhando á uma direção, com o rosto de feições delicadas, cabelo ondulado possuindo uma faixa branca, a mesma cor de sua blusa. Comparte o protagonismo com frutas, flores em um jarro e uma serie de objetos relacionados á música como instrumentos musicais: alaúde, violino e juntos sob a mesa aparente algumas partituras. O jovem parece estar sentado atrás de um mesa ou balcão, tocando seu alaúde. Esta pintura é uma obra do gênero Barroco. Nesta obra fica evidente o emprego estético de Caravaggio do jogo de luzes e sombras com o cenário negro de fundo com uma luz amarela focalizando a figura principal (o tocador) e se bem que o claro e escuro só serviriam como algo para se criar volumes e profundidades, sem dar a ação efeitos dramáticos, como seria habitual nas obras do artista.
Elementos visuais, composição:
É uma figura assimétrica, pois se imaginarmos uma linha vertical no meio da figura, não teremos a mesma imagem ou imagens parecidas em ambos os lados.
Quanto ao tipo de linha predominante, podemos observar em bastante uso a linha curva, que contorna o rosto do tocador, sua roupa, seu alaúde, e os objetos de natureza morta (flores, frutas).
Caravaggio utiliza do jogo de cores, escuro e claro, em sua obra, pois percebe-se o quarto ao fundo muito escuro, e sobrepondo este, o tocador, como se existisse algum feixe de luz sobre ele, ou como um contemporâneo do próprio Caravaggio citou, “uma luz forte de cima com uma única janela e as paredes pintadas de preto, de modo que ter as luzes e as sombras escoras, da a profundidade à pintura”
Quando olhada a obra, logo olhamos para o instrumento do Tocador, por ser um tanto inusitado, este se chama Alaúde, e possui base de formato semelhante à uma pêra. E também para o rosto do Tocador, que por estar em cor clara em um fundo preto também chama a atenção do observador.
 Interpretação da Imagem pelo grupo
A obra O tocador de Alaúde, como sabemos é do grande artista Caravaggio, um pintor que queria ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo. E assim foi feito em suas pinturas. O objetivo do artista não era passar algo onde transmitisse dramatização, como era visto em suas posteriores obras. Já nesta, é bem claro observarmos um grande jogo de luz e sombra, onde o principal objetivo da pintura é algo para criar volumes e profundidades na imagem. A imagem nos transmite uma sensação de solidão, pelo fato das cores serem escuras, e o personagem estar em um ambiente sozinho.

Autores: Lariza Souza
Márcio Vinícius 
Thayane Lima 

2 comentários: