Como um dos principais temas do barroco, temos nesta pintura, a religiosidade. Na obra há um foco central, uma mulher, a qual parece estar tendo um filho e que segundo o nome da obra deve ser o nascimento de cristo. Nos arredores apresentam-se os outros personagens, os quais formam uma linha diagonal, típica do estilo barroco, sendo eles: um anjo, na parte superior da pintura carregando uma faixa, que está indo em direção à mulher, dois homens, na lateral direita, que estão com roupas parecidas com de padres da época e que estão a rezar, outro homem, sentado á direita, um na lateral esquerda da foto que está com uma vaca e com trajes típicos deste período e por fim, temos o bebe (supostamente cristo) como quem acabou de nascer, o qual está deitado em cima de um pano frente a aparente mãe.
Como Caravaggio não se interessou pela beleza clássica nesta pintura é representado pessoas do “povo”, ou seja, pessoas humildes. Conhecido como o fundador do estilo “luminista” (criação de luz intencionalmente, sem o sol) essa imagem representa muito bem esse estilo, onde, por meio desse efeito os maiores destacados são: o anjo e a mulher e a cabeça do bebe e menos destacados o senhor o que está com sua vaca e os outros três homens.
Nesse período, o claro-escuro era uma “técnica” para expressar os sentimentos, em que o quanto maior fosse o contraste maior era esse sentimento, assim esta imagem quando comparada com outras obras de Caravaggio, como o tocador de alaúde, pode ser considerada uma pintura com pouco contraste, talvez por mostrar uma cena de nascimento que é um momento sereno na vida de uma mulher.
Então essa pintura nada mais nada menos representa uma boa imagem do período barroco que dentre as suas características principais estão representadas o claro-escuro, a diagonal e o tema religiosidade.
Autoras: Brenda Penedo
Larissa Silveira
Letícia Ribeira
Thaís Sena
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