
Feita em óleo sobre tela, ela mostra o herói bíblico Davi, após degolar o gigante Golias, segurando sua cabeça com a mão esquerda, na direita, está a espada que usou para matá-lo. Davi tem o rosto feminino, mas o corpo masculino usa uma vestimenta branca e marrom, que cobre apenas metade de seu tronco. A espada de Davi toca em sua virilha uma provável alusão a um duelo onde o autor do quadro assassinou uma pessoa, ferindo-a nessa parte do corpo, além do cordão na cintura do guerreiro imitar o formato de um pênis possível crítica aos motivos fúteis, e de ordem sexual, que levaram o rei hebraico à ordenar o assassinato do gigante.Davi parece perturbado, seu rosto passa a ideia de que ele sente tristeza e compaixão pela sua vítima.
O rosto de Golias contrasta visualmente com o de Davi, seu rosto demonstra apenas a dor física, as órbitas dos seus olhos parecem prestes a saltar pra fora da cabeça e há uma grande ferida em sua testa, onde Davi o acertou. Algumas teorias dizem que Caravaggio cria seu rosto na persona do vilão, do assassino, do derrotado; faz questão de converter suas pinceladas tenebristas.
A obra é composta por duas pessoas, se for possível considerar a cabeça de Golias como uma, e alguns objetos, a espada e as roupas de Davi, as cores da pintura se contrastam fortemente, Davi tem cor clara em certas partes do corpo e escura em outras e a espada brilha na parte inferior, Golias partilha do mesmo contraste de cores e além deles, só há escuridão, como se a luz viesse dos próprios corpos. Sua linha de cena é diagonal, típica de Caravaggio, e as linhas de movimento se direcionam para a cabeça degolada de Golias.
As sensações que a imagem nos passa são de culpa, tristeza, arrependimento e absolutamente nenhuma sensação de vitória, mesmo que o herói tenha vencido o vilão, ele não parece feliz por isso. Também sentimos uma sensação sufocante de claustrofobia causada pela dor de Golias e pelo extremo negro que rodeia as personagens.
Autores: Andrew Leal
Heytor Dantas
Marco Aurélio
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